Respeito, cooperação, paciência, solidariedade e responsabilidade constituem os eixos determinantes para a Educação do homem no Trânsito, e por isso estes costumes devem ser passados de Geração à Geração.
Esta não é uma tarefa fácil, pois para alguma mudança ocorrer na sociedade, não basta apenas a determinação de uma ou duas pessoas, e sim de muitas pessoas, se todos (ou a maioria) das pessoas se conscientizassem sobre o quão é errado xingar, ou praticar qualquer tipo de desrespeito no trânsito, teríamos uma sociedade bem mais organizada. Pois para mudar é preciso querer.
Para isso, o governo se mobiliza, no mês de setembro existe a “Semana Nacional do Trânsito”, aqui mesmo em Icapuí, essa semana acontece. Em 2007, quando começou foi um sucesso por aqui, é um tempo de conscientização da população para o trânsito. E a questão é muito importante, visto o número fantástico de acidentes que ocorrem todos os dias, em todas as cidades brasileiras, um exemplo é Icapuí, que em pouco tempo, só em algum tempo, os acidentes com mortes subiram de forma alarmante, só de Janeiro a Setembro/2014 já foram 11 mortes. Mas existem vários alertas, como a Semana do Trânsito, já mencionada aqui.
É necessário por um fim a esses acidentes diários, pois com isso, muitas vezes, perdemos futuros médicos, cientistas, atletas, ou futuros presidentes, de forma estúpida, em situações, que em geral, poderiam ser evitadas.
João Luiz, 2º ano “A”