quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

3.152 bolsas oferecidas pelo Prouni não são preenchidas na 1ª convocação

Dos mais de 1 milhão de inscritos no programa do governo, 159.177 são convocados para as 162.329 bolsas de estudo

Um total de 159.177 candidatos foi pré-selecionado na primeira convocação do Programa Universidade para Todos (Prouni), divulgada nessa quinta-feira (24) pelo Ministério da Educação (MEC). Foram 107.575 selecionados para bolsas integrais e 51.602 para as parciais. O Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior.

Nesta primeira edição de 2013, o programa ofereceu 162.329 bolsas de estudo e registrou pouco mais de 1 milhão de inscritos . Após essa primeira chamada, 3.152 bolsas não foram preenchidas. Segundo o MEC, a diferença (entre bolsas ofertadas e preenchidas) é normal e pode ocorrer por diversos motivos, como baixa procura por um determinado curso de graduação ou candidatos que não alcançaram pontuação suficiente.

A unidade da Federação com maior oferta de bolsa é São Paulo. As instituições de ensino paulistas convocaram 54.315 estudantes, sendo 33.108 para bolsas integrais e 21.207 para parciais. Em seguida estão Minas Gerais, com 11.331 integrais e 6.371 parciais, e o Paraná, com 6.866 integrais e 5.512 parciais.

Nesta primeira edição de 2013, o programa ofereceu 162.329 bolsas de estudo e registrou pouco mais de 1 milhão de inscritos . Após essa primeira chamada, 3.152 bolsas não foram preenchidas. Segundo o MEC, a diferença (entre bolsas ofertadas e preenchidas) é normal e pode ocorrer por diversos motivos, como baixa procura por um determinado curso de graduação ou candidatos que não alcançaram pontuação suficiente.

A unidade da Federação com maior oferta de bolsa é São Paulo. As instituições de ensino paulistas convocaram 54.315 estudantes, sendo 33.108 para bolsas integrais e 21.207 para parciais. Em seguida estão Minas Gerais, com 11.331 integrais e 6.371 parciais, e o Paraná, com 6.866 integrais e 5.512 parciais.

O estudante que conseguiu apenas a bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra parte da mensalidade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sem a necessidade de apresentar fiador. Para isso, é preciso que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).

Fonte: Último Segundo IG

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

SISU - Segunda chamada sai na segunda-feira; matrícula em 1º, 4 e 5 de fevereiro

O resultado da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação será divulgado na segunda-feira, 28. Os candidatos selecionados terão os dias, 4 e 5 de fevereiro para providenciar a matrícula na instituição de ensino que os convocou.

Os candidatos não selecionados nesta segunda chamada podem integrar a lista de espera. O prazo de adesão vai de segunda-feira, 28, a 8 de fevereiro. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível. Ou seja, a participação na lista de espera somente pode ocorrer na primeira opção do candidato.

Para os integrantes da lista, a convocação ocorrerá em 18 de fevereiro.

Mais informações na página do Sisu na internet. 

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Matrículas dos novatos 2013

Do dia 04 até o dia 08 de fevereiro do corrente ano, estarão abertas as matrículas dos novatos para ingressar no ano letivo da Escola Gabriel, os interessados deverão ir até a escola com o histórico escolar ou declaração da escola onde estudou, com 02 fotos 3x4, xerox de certidão de nascimento, CPF, RG e comprovante de residência.

Sejam todos bem-vindos!!!

Alunos com pouca idade são aprovados na seleção do SISU 2013

O jovem Tiago Saraiva, de 15 anos, foi autorizado pelo Conselho de Educação do Ceará a pular o 2º e o 3º ano do ensino médio e ingressar na universidade. Com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Saraiva se inscreveu no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e foi aprovado no curso de medicina na Universidade Federal do Ceará, no campus de Sobral, onde mora com a família.

Saraiva fez a prova quando tinha apenas 14 anos e estava no fim do 1º ano do ensino médio. De acordo com ele, o exame foi feito como uma forma de testar sem conhecimentos.

Uma outra aluna com apenas 12 anos, a estudante Letícia Yumi Herculano Togoe conquistou uma vaga no curso de pedagogia da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). A jovem, que vai agora para o 9º ano e prestou Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no fim de 2012 para “treinar”, conseguiu a aprovação após se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada). 


quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Inscrições para 144 mil bolsas do Prouni começam nesta quinta-feira

Estarão abertas a partir de quinta-feira as inscrições para bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni). Para o primeiro semestre deste ano, são oferecidas 99.233 bolsas integrais e 45.416 parciais. A consulta das vagas disponíveis pode ser feita no site do programa. O prazo de inscrição será encerrado às 23h59, pelo horário de Brasília, do dia 21 de janeiro. 

Criado pelo governo federal em 2004, o Prouni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. 

Para concorrer a uma bolsa, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e ter obtido nota mínima de 450 pontos. Precisa ainda ter tirado nota na redação que não tenha sido zero. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. No momento do cadastro, o estudante deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o número no Cadastro de Pessoa Física (CPF). 

O candidato que quiser concorrer a uma bolsa integral deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa. O programa terá duas chamadas sucessivas. A divulgação dos resultados estará disponível nos dias 24 de janeiro (primeira chamada) e 8 de fevereiro (segunda chamada).

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Resultado da Feira de Ciências 2012

Nos dias 20 e 21 de dezembro de 2012, foi realizada a XXV Feira de Ciências, Arte e Cultura da Escola Gabriel, este ano o tema foi Escola Gabriel: 25 anos e muitas experiências (homenagem aos comemorações dos 25 anos da escola). 

A feira tem a finalidade de desenvolver projetos de enriquecimento curricular que seja significativo, tanto para os professores quanto para os alunos, tendo em vista também a necessidade de contextualização interdisciplinar e de uma melhor integração professor/aluno/comunidade e com o intuito de amenizar estes problemas a escola realiza anualmente a feira de ciências. 

Este ano tivemos mais de 40 projetos apresentados nas diversas áreas de Humanas, Linguagens e Códigos, Ciências Naturais, Matemática e suas Tecnologias. 

Os Projetos vencedores de 2013 foram estes:
  • Quantos jovens se perderam no meio do caminho ao transcorrer 25 anos? Morte no trânsito não faça parte desta história do Profº João Paulo;
  • Educação para o Transito do Profº do LEI Juarez Teixeira;
  • Fogão Solar do Profº Jakson Ney 
Fogão Solar

Educação para o Transito

Quantos jovens se perderam no meio do caminho ao transcorrer 25 anos? Morte no trânsito não faça parte desta história