Victoria Julia do 2º "E" leva a medalha de ouro no Campeonato Cearense de Taekwondo e se classifica para as Olimpíadas Escolares Brasileiras
O Taekwondo cearense terá seis representantes nas Olimpíadas Escolares Brasileiras 15 a 17 anos, que acontecerão em Cuiabá, capital do Mato Grosso, em novembro. Os atletas conseguiram o feito ao conquistarem o primeiro lugar, em suas respectivas categorias, na etapa estadual das Olimpíadas Escolares, que aconteceu no Colégio Jenny Gomes, no bairro do Aeroporto, no último domingo (14).
No evento quatro municípios se destacaram na competição, classificando alunos/atletas para as olimpíadas em Cuiabá. São eles: Fortaleza com 3 ouros, 5 pratas e 4 bronzes; Caucaia com 1 ouro e 1 prata; Brejo Santo com 1 ouro e 2 bronzes; e Icapuí com 1 ouro.
No Taekwondo o primeiro lugar na categoria leve feminino, de 49 quilos, foi conquistado por Ruanna Brunna, de Brejo Santo. Já na categoria médio, até 57 quilos, a vencedora foi Victoria Julia do município de Icapuí.
Na categoria feminina pesada, até 65 quilos, a atletas Brena Caroline, de Fortaleza, levou a melhor. Entre os garotos quem subiu no lugar mais alto do pódio na categoria leve, de 55 quilos, foi Gabriel Santos, que é da Capital. Maurício Rodrigues, também de Fortaleza, foi o primeiro lugar na categoria até 65 quilos. A medalha de ouro no masculino pesado, até 74 quilos, foi para Rodrigo Ribeiro, de Caucaia.
“As olimpíadas escolares dão uma oportunidade para futuros campeões se destacarem, pois a base desses jovens é a escola.
Nesse evento participaram garotos e garotas de escolas públicas e privadas para que fosse possível encontrar grandes talentos de todo o nosso Estado”, afirmou o presidente da Federação de Taekwondo do Ceará (FTC), Fabio Almeida.
Para o evento nacional cada estado pode inscrever três alunos-atletas por gênero, em categorias diferentes, e um único técnico para todos. A graduação dos alunos-atletas deve ser: no mínimo, faixa verde, e, no máximo, faixa azul. As lutas têm duração de quatro minutos, divididos em dois rounds de dois minutos. O sistema de disputa é de eliminatória simples. Não são permitidos chutes e socos na altura do rosto.
Fonte: FM Educativa