sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

RESPOSTA À OUVIDORIA DA SEDUC

A EEM Profº Gabriel Epifânio dos Reis, em Icapuí, tem 04 (quatro) membros compondo o seu núcleo gestor: Antônio Sérgio de Paula (DIRETOR), Aída Maria da Silva e Maria do Rosário Rebouças da Silva (COORDENADORAS), e Maria Alzaneide Alcântara de Lima (SECRETÁRIA). Como todo e qualquer funcionário público que tem 40h/s, somos pagos para trabalhar 10 expedientes de quatro horas cada, semanalmente. Pelo fato de a referida escola funcionar nos turnos manhã, tarde e noite, temos os nossos horários de trabalho fragmentados e distribuídos pelos três turnos de funcionamento da escola, durante a semana, conforme calendário afixado na secretaria para o acompanhamento de quem interessar.
O que aconteceu na sexta-feira, 13/01/2012, APENAS NO TURNO DA MANHÃ, foi um fato superveniente, atípico, e que não afetou o funcionamento da escola, pois numa situação como essa, contamos com o apoio de excelentes Professores Coordenadores de Área – PCAs, que dão todos os encaminhamentos e tomam todas as providências necessárias. O fato é que era o aniversário da secretária Alzaneide, por isso sua ausência justificada, e a coordenadora Aída, que havia adiantado expediente durante a semana por causa de uma viagem que há muito já estava programada, não teve a sua ausência suprida pela Rosário, também coordenadora, porque esta estava de atestado médico. O diretor da escola se ausenta LEGALMENTE, dentro das suas 05 (CINCO) folgas, na segunda e quinta, à noite, e na terça e sexta, pela manhã, para cursar Direito na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, em Mossoró. Isso é fato, do conhecimento de todos que trabalham e estudam na escola e nunca foi problema para a instituição, pois o quinto expediente da folga sempre foi usado para suprir qualquer necessidade de reposição. O que acontece na maioria das vezes é um saldo positivo durante a semana, pelas muitas vezes que trabalho nesse expediente extra pela necessidade de atender com a URGÊNCIA característica da CREDE/SEDUC.
O motivo da terceira denúncia feita por meio da ouvidoria a esse núcleo gestor é o fato de que incomoda ao professor o acompanhamento do seu trabalho. O zelo que temos para com o número de aulas que o aluno tem direito, 200 dias letivos determinados pela LDB, nos faz acompanhar rigorosamente as ausências do professor, e o desconto das faltas injustificadas foi a última medida, depois de inúmeras conversas e advertências. Somam-se a isso as reclamações feitas por alunos, pais, e até a ata de uma reunião do Conselho Escolar, que foi convocado justamente para tratar do desempenho funcional do referido professor. A acusação de perseguição por parte do núcleo gestor é infundada pelo fato de que o desconto foi estendido a todos os demais professores e funcionários, numa prova clara de isonomia.
A sensação de impunidade estava gerando nos demais funcionários uma reação em cadeia, ou seja, todos se sentiam no direito de faltar e sequer justificar a sua ausência à direção da escola. Havia uma reclamação geral dos próprios professores, demais funcionários, alunos, pais e comunidade, o que estava repercutindo mal para a instituição, pois a direção da escola era acusada de ‘nada fazer’. Numa reunião de pais, uma mãe se pronunciou dizendo claramente que “alguns professores só tinham doença para trabalhar, pois eram constantemente vistos nos ‘eventos sociais’ (leia-se ‘bares’) da cidade”. Depois da longa espera (somente dois anos e meio depois dessa nova gestão) por mudanças de comportamento baseadas na conversa e parceria, ficou acordado em reunião que as faltas seriam repostas dentro do prazo máximo de 60 dias, do contrário, seriam informadas para desconto e, quando se desse a reposição, estas seriam novamente creditadas. Nada aconteceu ‘da noite para o dia’, como afirmam, sem conversa e muita, muita tolerância mesmo.
O desconto dos dias não trabalhados é previsto em lei, inclusive no Regimento Interno dos servidores públicos do Estado do Ceará, o que deve ser de conhecimento de todos. A minha ação está amparada legalmente, dentro das minhas funções enquanto agente do Estado, que tem o dever de zelar pelo patrimônio e serviço público prestado pela instituição da qual estou responsável. As famílias que tem seus filhos matriculados nas escolas públicas precisam ter o mesmo serviço e respeito que tem aquelas que procuram as escolas particulares, e as instituições públicas só terão essa credibilidade quando passarem a combater toda e qualquer irregularidade com coragem, seriedade, honestidade. O aluno já perde muito quando o professor chega atrasado ou libera a turma mais cedo, e quando este se ausenta da sua sala de aula por longos períodos de tempo, ou ainda quando permite que o aluno se ausente, sem se importar com o tempo pedagógico da sua aula. Seria leviano e irresponsável da minha parte fazer ‘vista grossa’ e ‘deixar pra lá’ só pra não me indispor ou me desgastar, em busca de apoio ou parceria para uma candidatura futura, que até o momento não tenho a pretensão.

Icapuí – CE, 27/01/2012.

Antônio Sérgio de Paula
DIRETOR

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

COMUNICADO IMPORTANTE

A EEM PROFESSOR GABRIEL EPIFÂNIO DOS REIS COMUNICA A TODA A COMUNIDADE ESCOLAR QUE AS MATRÍCULAS PARA ALUNOS NOVATOS ACONTECERÃO NO PERÍODO DE 06 A 10 DE FEVEREIRO DE 2012, NOS TURNOS MANHÃ, TARDE E NOITE.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A MATRÍCULA:
  • HISTÓRICO ESCOLAR OU DECLARAÇÃO DE CONCLUSÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • CÓPIA DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO
  • CÓPIA DO CPF
  • CÓPIA DA CARTEIRA DE IDENTIDADE
  • CÓPIA DO COMRPOVANTE DE RESIDÊNCIA
  • 02 FOTOS 3x4
  • 01 PASTA DE ALUNO

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Grupo da Escola Gabriel encanta espectadores na abertura da Semana Cultural.




Ontem a noite o Musical da Escola Gabriel “Eu canto e danço por um mundo melhor”, participou com grande estilo da Abertura da Semana Cultural do Município de Icapuí, atividades estas alusivas à comemoração dos 28 anos de emancipação deste município. O Musical composto por 70 alunos, divididos entre as mais diversas atividades como: teatro, dança, coral e banda; e realizado em 07 (sete) cenas. Tal projeto foi desenvolvido pelos Professores Anderson Rodrigues - Química e Jair Rodrigo - Educação Física em parceria com a Direção da Escola e demais envolvidos. O Musical que foi pensado e elaborado para ser apresentado na abertura da Feira de Ciências da Escola Gabriel, após a sua apresentação, ganhou grande repercussão e por isso foi convidado para participar deste grande evento municipal. Segundo Jair Rodrigo: “Sabemos da grande importância de fazermos este tipo de trabalho na nossa Escola, não só pela execução em si das atividades, mas pela descoberta de novos talentos dentro da Escola, bem como pelo envolvimento de todos os alunos participantes. Sabemos da sua grande dedicação.” Assim sendo gostaria de agradecer a participação de todos os alunos e direção da Escola, bem como agradecer o convite da Secretaria de Educação e Cultura do Município de Icapuí, pelo convite.

Texto de Anderson Rodrigues.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Aluno da Escola Gabriel participará da nova programação da FM Educativa de Icapuí

Numa perspectiva de ampliar as possibilidades de se construir uma rádio, eminentemente, educativa, resolvemos buscar na sala de aula de nossas escolas o potencial de uma juventude que, até então, permanece fora do mercado de trabalho.
 
A iniciativa da RÁDIO FM EDUCATIVA 102,5 é, acima de tudo, gerar uma convivência por demais inovadora no campo da comunicação, onde novos valores possam se  apresentar como protagonistas de seu tempo construindo uma nova realidade dentro de seu universo de relação humana.
Uma experiência nova, como também, uma atitude  responsável pela formação de jovens que se encontram muito próximo de nosso convívio. A escola, como ambiente de formação do indivíduo e a rádio FM EDUCATIVA 102,5, como ousadia e altiva, apontando caminhos na certeza de que haveremos de celebrar, um dia, a consolidação de um projeto de rádio.
O jovem, Nildo Aurélio é aluno da Escola Gabriel Epifânio dos Reis e está cursando o 2º ano do ensino médio e inicia sua participação a partir de sexta feira,13, no programa BOM DIA CIDADE que vai ao ar todos os dias de 8h às 11h da manhã.
Que seja bem vindo o nosso mais novo parceiro.
 
Genildo Costa
Diretor
 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Professores do Gabriel são aprovados em Mestrado na Ufersa

Os Professores Edmilson Fernandes e Jakson Ney participaram de uma seleção do PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática do Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA e foram APROVADOS neste processo seletivo que tinha 25 vagas oferecidas para toda a região. 

O PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática, e será realizado por uma rede de 54 instituições de ensino superior em todas as regiões do país, om apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que fornecerá uma bolsa de estudos aos mestrandos. 

A Escola Gabriel PARABENIZA os professores por mais esta CONQUISTA nas suas vidas!!!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Entenda o Sisu passo a passo

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal, que teve sua primeira edição em 2010, que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior.

O Sisu acontece duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre. Participaram do Sisu 2012/1 (relativo ao primeiro semestre de 2012) 95 instituições de ensino superior, entre universidades federais, universidades estaduais e institutos federais de educação, ciência e tecnologia e uma instituição isolada, totalizando 108.552 vagas.
Para poder se candidatar no Sisu 2012/1 é imprescindível que o estudante tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011, pois é a partir da nota no exame que o candidato poderá pleitear uma vaga em uma instituição de ensino superior.

Para se candidatar às vagas é necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição no Enem e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.

Para fazer inscrição: As inscrições poderão ser feitas entre 7 e 12 de janeiro apenas pelo site do Sisu.
Preço: As inscrições no Sisu são gratuitas e todas as instituições participantes do sistema devem oferecer acesso à internet gratuito para quem deseja se inscrever.

Horário: A partir deste ano, os candidatos poderão se inscrever em qualquer horário.

Calendário: o Sisu 2012/1 será realizado em apenas uma etapa, com cinco dias de inscrições, entre 7 e 12 de janeiro. O candidato poderá inscrever-se, por ordem de preferência, em até duas opções, nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa. Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar. Será considerada válida a última inscrição realizada.
No final do prazo de inscrição, o Sisu selecionará os candidatos melhor classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no Enem 2011. O Sisu 2012/1 realizará duas chamadas. Veja as principais datas:

- De 7/01 a 12/01: estudantes devem usar o site do Sisu para escolher a universidade e o curso que desejam.

- 15/01: serão divulgados os nomes dos candidatos selecionados na primeira chamada do Sisu. A matrícula dessa primeira chamada deve ser feita entre 19 e 20 de janeiro.

- 26/01: divulgação da segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada. Candidatos selecionados deverão se matricular entre 30 e 31 de janeiro.

- De 26/01 e 1/02: Candidatos que não foram selecionados nas duas listas de chamada do Sisu 2011/2 poderão declaram interesse na lista de espera, que será publicada em 4 de fevereiro. As vagas que se tornarem disponíveis para os candidatos na lista de espera serão divulgadas gradativamente pelas instituições. O prazo vai até 2 de março.

Documentos: Para se inscrever no Sisu o candidato precisa somente do número de inscrição e da senha cadastrada no Enem 2011. No entanto, o candidato deve atentar aos documentos exigidos pela instituição que escolheu para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação.

Notas do Enem 2011: O Sisu recupera as suas notas do Enem 2011 automaticamente, no momento em que você insere no sistema seu número de inscrição e senha do Enem.

Cotas: Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam parte de suas vagas para as políticas afirmativas (afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc). Em determinados cursos, pode haver duas modalidades de concorrência pelo Sisu: ampla concorrência e ações afirmativas. Quem optar por concorrer a cotas, concorre apenas com candidatos que fizeram a mesma opção.

É de responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada a política afirmativa e se possui os documentos que serão exigidos pela instituição de ensino no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada pelo sistema, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula, quando o candidato clicar na sua opção de curso.

Peso do Enem: Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem 2011. Esta informação estará disponível para o candidato no momento da inscrição. Quando o candidato se inscreve para cursos em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem 2011, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota. Por isso, um candidato pode ter notas diferentes para cursos diferentes.

Nota de corte: Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso - com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos naquele curso. Ressalta-se que a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada.

Desempate: No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado segundo:
1) nota da redação;
2) nota da prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
3) nota da prova de Matemática e suas Tecnologias;
4) nota da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
5) nota da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias; e
6) antecedência de inscrição definitiva na respectiva etapa de seleção do Sisu.

Comprovante de inscrição: O candidato pode imprimi-lo ao término da inscrição.

Mudança de ideia: o candidato pode, durante o período de inscrição, modificar sua opção quantas vezes quiser. É importante ressaltar que o Sisu considera a última inscrição concluída.

Resultado do Sisu: estará disponível no site do Sisu, nas instituições participantes do sistema e pelo telefone da Central de Atendimento do MEC: 0800-616161.